De acordo com o histórico de Três Palmeiras, RS, em tempos remotos índios habitavam esta terra, a qual era coberta por mato nativo. Na área deste município passavam tropeiros paulistas, que se dirigiam para a região das Missões. É nesse contexto que surgem os primeiros colonizadores, dando início ao povoamento do município, hoje chamado de Três Palmeiras.
O primeiro nome dado ao município foi Colônia do Pito, o qual mais tarde denominou-se Três Palmeiras em função de existir três palmeiras que partiram de um mesmo tronco, no local onde hoje se situa a Rua Treze de Maio, próxima a esquina com a Rua Castelo Branco.
O processo de chegada dos colonizadores teve início por volta do ano de 1912, intensificando-se a partir do ano de 1920, devido ao interesse pelas terras existentes, as quais eram do Estado e de boa fertilidade. As pessoas vinham de municípios vizinhos e dedicavam–se basicamente as atividades agrícolas, com o plantio de feijão, de milho, de arroz, de mandioca, de batata e de fumo. Também se desenvolveu a pecuária como atividade de subsistência. Os primeiros comerciantes chegaram com a produção de cachaça, um moinho movido a água, casa de comércio, uma sapataria e uma casa de pouso que hospedava tropeiros que se deslocavam do centro sul do país. Quanto ao serviço de saúde à comunidade, os primeiros socorros eram realizados pelo Senhor Buris, considerado farmacêutico, ele providenciava a medicação e dava as informações necessárias. As primeiras escolas que surgem na Serrinha e na linha Tabuão e a primeira igreja construída em 1948, a qual recebeu o nome de Imaculado Coração de Maria. As primeiras escolas surgiram na Serrinha e linha Tabuão na época não existiam escolas públicas e poucas pessoas estudavam muitas vezes o professor era pago pelas famílias e lecionava nas casas.
Considerando–se, que o aumento da população da região e a distância que o separava da sede do município, passou a ser distrito de Três Palmeiras em 24 de novembro de 1965, pela lei Municipal nº43, sendo empossado o senhor Olívio Três, para o cargo de subprefeito. Em 1967, chega o primeiro meio de comunicação, dois telefones de manivela que servia para toda a população.
Com o aumento da população surge a necessidade de emancipação, em 20 de novembro de 1985 elege-se uma comissão emancipadora do futuro município. Após várias lutas e plebiscitos, cria-se em 12 de maio de 1988 o município de Três Palmeiras, pela lei 8.631, desmembrando–se de Ronda Alta.
Fonte:Arquivo municipal.
gostaria de ver as imagens das soberanas do ano 2000,se possível
ResponderExcluirnasci na linha serrinha em 1977 que pertencia a RONDA ALTA , aos cinco anos vim com os meus pais morar em PASSO FUNDO ,em 2000 eles voltaram a morar ai na linha vista alegre e eu fiquei, gosto muito desta terra e me considero filho de TRES PALMEIRAS . DIONELE CLOVIS BACKES
ResponderExcluir