.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

terça-feira, 2 de julho de 2013

Dom Altieri recebe Palio Arquiepiscopal

Em celebração na manhã do último sábado, 29 de junho, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco realizou a imposição do Palio Arquiepiscopal a Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano na Arquidiocese de Passo Fundo.

Realizada por ocasião da Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a cerimônia teve início com o rito de imposição do Palio a 34 novos arcebispos, entre os quais três brasileiros: Dom Sérgio Castriani, Arcebispo de Manaus, Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto e Dom Antonio Carlos Altieri, Arcebispo de Passo Fundo.

O Pálio, concedido pelo Papa aos novos Arcebispos sempre na Festa de São Pedro e São Paulo, consiste em uma faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda e é destinado ao Arcebispo que assume uma arquidiocese, simbolizando o poder na província, sua comunhão com a Igreja Católica, o ministério pastoral dos arcebispos e sua união com o Bispo de Roma.

Para o Papa Francisco, a presença de arcebispos de todo o mundo torna a celebração ainda mais jubilosa, pois constitui uma enorme riqueza que nos faz viver um verdadeiro Pentecostes: “Hoje a fé da Igreja fala em todas as línguas e quer unir os povos em uma só família”, destacou Sua Santidade.
Francisco se dirigiu diretamente aos Arcebispos para falar que a presença deles na cerimônia é o sinal de que a comunhão da Igreja não significa uniformidade. “Devemos caminhar por esta estrada, crescer em harmonia com o serviço do primado”, acrescentou. O Bispo de Roma é chamado a viver e confirmar neste amor por Cristo e por todos, sem distinção, limite ou barreira. E não só o Bispo de Roma: todos vocês, novos arcebispos, têm a mesma tarefa: deixar-se consumar pelo Evangelho. A tarefa de não se poupar, sair de si a serviço do santo povo fiel de Deus”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário