segunda-feira, 14 de outubro de 2013
33ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo
O tradicional hino da Romaria Arquidiocesana de Aparecida representou com excelência o que foi a 33ª edição da festa. Realizada neste domingo, 13 de outubro, a Romaria reuniu, mais que 200 mil fiéis, milhares de corações dispostos a homenagear a Santa, padroeira do Brasil e da Arquidiocese de Passo Fundo.
A programação, que iniciou já às 7h, prosseguiu através da caminhada de 7 km que levou a imagem de Nossa Senhora da Catedral Metropolitana ao Santuário Arquidiocesano de Aparecida para missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri e celebrada por diversos padres.
A Romaria, que entrou para a história da Arquidiocese, foi momento de festa e profunda emoção nas homenagens a Nossa Senhora. Entre flores, anjos, pés descalços, velas e lágrimas, se encontrava a falta de palavras para explicar a fé e devoção de cada pessoa que caminhava guiada pela confiança em Maria.
Durante a homilia, Dom Altieri afirmou: “Hoje é dia de alegria! Alegria, sobretudo pelo reencontro daqueles que vêm, de perto ou de longe, para louvar, bendizer, celebrar e agradecer a Deus, que em Maria Santíssima, nos olha e nos abençoa com ternura de Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe. Certamente, trazemos conosco anseios, sonhos, projetos, esperanças, dificuldades, e tudo o mais que acompanha o nosso existir para oferecer no altar de Deus que quis “fazer a sua tenda no meio de nós.”
O arcebispo invocou também uma bênção pela santificação das famílias, “que são as Igrejas domésticas e o primeiro lugar de aprendizado das verdades da fé”, e acrescentou: “que o Senhor suscite em nossa juventude muitas vocações comprometidas, que não se envergonhem da sua identidade cristã”.
Celebrada de forma especial com o tema “Com a Mãe Maria, vivemos nossa fé em missão”, a 33ª Romaria Arquidiocesana refletiu três intenções: Para que as Santas Missões nos comprometam ainda mais com a construção do Reino de Deus; Para que no processo de evangelização a Juventude se fortaleça no protagonismo eclesial; e Para que o Ano da Fé anime e impulsione a caminhada do povo de Deus.
Durante a tarde, o momento foi de lembrar a Jornada Mundial da Juventude, através da apresentação dos diversos grupos de jovens da Arquidiocese, além de testemunhos e músicas. No decorrer de toda a Romaria, aconteceu também a coleta de assinaturas da Campanha Eleições Limpas, organizada na Arquidiocese pelas Pastorais Sociais.
Quanto à avaliação da Romaria, o arcebispo metropolitano, Dom Antonio Carlos Altieri, ressaltou: “Eu consegui a grande graça de poder caminhar com meu povo. Pedi e a Mãe Maria me deu forças”. Ele complementou observando a necessidade de envolvimento dos mais diversos movimentos da Igreja, para que possam colaborar e participar com a força dos seus carismas.
Já Pe. Renato Biasi, pároco do Santuário, comenta que a Romaria foi muito boa. “A estrutura aqui do local e o trabalho das mais de 1000 pessoas que integravam os 29 setores atingiram todas as nossas expectativas. Foi tudo muito bom, até o tempo colaborou”, salienta Pe. Renato.
Para concluir a programação da Romaria, foram realizadas durante a tarde as bênçãos da saúde, dos objetos e do Santíssimo. Na ocasião, o arcebispo metropolitano declarou a abertura do Ano da Juventude, previsto para acontecer em 2014 pelo 16º Plano de Pastoral da Arquidiocese.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário