Caravanas de mais de 20 municípios da Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região do Médio Alto Uruguai (ASTRMAU), que faz parte da Fetag/RS, estão reunidas em Frederico Westphalen, na manhã desta quinta-feira, 31, para apoiarem a manifestação “Desperta, povo trabalhador”. O protesto visa lutar contra a reforma da Previdência e a possível mudança na idade de aposentadoria, entre outros aspectos, que prejudicam os cidadãos, principalmente os do campo, tirando direitos já constituídos.
Milhares de agricultores se reuniram no trevo principal de acesso a FW, por volta das 9 horas, onde ouviram os pronunciamentos de líderes do movimento. Em seguida, um boneco – que foi montado pelos manifestantes e colocado no trevo de acesso – foi queimado, representando um pedido pelo fim da corrupção no país. A mobilização segue pelas ruas em direção à rodoviária, seguindo em direção à sede do INSS e as atividades foram finalizadas na praça da matriz.
Confira quais são as pautas da mobilização:
- Manutenção dos direitos previdenciários do segurado especial.
- Fim da corrupção, com punição e devolução.
- Saúde, justa e de qualidade, com melhor distribuição.
- Segurança pública rural e urbana.
- Crédito para habitação rural e urbana, imediata liberação do PNHR.
- Meio ambiente, pagamento de serviços ambientais e desburocratização dos licenciamentos ambientais.
- Contra aumentos de impostos, não a CPMF.
- Imediata liberação de recursos para o Crédito Fundiário.
- Melhorar as políticas agrícolas, como juros, proagro, seguro, subsídio, sucessão rural e valorização na produção de alimentos.
- Melhorar o Sistema de Educação em todas as esferas.
Fonte:
InfocoRS
Letícia Waldow/AU
Nenhum comentário:
Postar um comentário