.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

terça-feira, 30 de abril de 2013

Liberato Salzano passará a contar com Telecardiologia.



Liberato Salzano foi um dos sete municípios do estado contemplados com o Projeto de Telecardiologia, que permite atendimento Online para situações de risco em emergências cardiológicas. A divulgação oficial ocorreu durante reunião realizada em Porto Alegre, comandada pelo coordenador do Centro de Telecardiologia do Instituto do Coração, Dr. Adolfo Sparenberg.

Participaram deste ato, o Prefeito Gilson de Carli, acompanhado da Enfermeira Sandra Biazus, além de representantes de municípios contemplados juntamente com seus respectivos Coordenadores Regionais de Saúde. O referido programa resulta de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado e o Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC). De acordo com Gilson, Liberato Salzano passará a integrar um grupo seleto de municípios que passarão a oferecer um atendimento qualificado e altamente tecnológico. “Nossos munícipes terão a oportunidade de acessar o que há de mais moderno em atendimento cardiológico”, explicou.

O Projeto Tele-ECG Digital iniciou em março de 2011 seu funcionamento integral. Com o financiamento do governo do Estado, através das Secretarias de Saúde e Ciência e Tecnologia, foi possível colocar em prática este programa pioneiro, tendo por objetivo viabilizar o atendimento especializado em localidades distantes de grandes centros médicos. Oferecendo atendimento a urgências e emergências cardiovasculares, o Centro de Telessaúde do IC-FUC disponibiliza laudos de eletrocardiograma on line, através de videoconsultorias especializadas, agilizando o diagnóstico e o tratamento do paciente.

Uma equipe montada com nove cardiologistas garante o serviço em funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana. Segundo a enfermeira Sandra, outro importante pilar do projeto são as videoconferências multiponto periódicas, que levam atualização e aprimoramento aos profissionais de saúde das cidades mais distantes. Através desta plataforma é possível conectar todas as cidades em uma mesma sala para discussão de casos clínicos, apresentação de aulas e revisão de assuntos de telecardiologia em geral. Todas as cidades contempladas com o projeto passarão a contar com atendimento cardiológico virtual 24 horas, além de um programa de capacitação e educação continuada desenvolvido para aperfeiçoar a assistência em cardiologia.
Fonte:Prefeitura municipal de Liberato Salzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário