.jump-link a { color: white; background: #d9d2e9; width: 100px; padding: 10px 20px; display: block; margin: auto; }

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Saiba porque o preço da Ervas-Mate não para de subir.

É a pergunta frequente que virou noticia também nas redes sociais, então o Blog de Três Palmeiras foi buscar essa resposta com Alfeu Strapasson presidente do Sindicato do Mate do Rio Grande do Sul o SINDIMATE.
Durante muitos anos a Erva Mate não teve seu valor justo. Entende-se valor justo o suficiente para remunerar a cadeia produtiva que
vai do produtor até a Indústria. Passados vários anos, o setor Ervateiro estava sucumbindo, o quilo de Erva Mate era vendido a preços ínfimos, se comparado com outras bebidas
ficava muito abaixo. Se fizermos a conta, com um quilo de Erva Mate é possível se fazer até 10 cuias e com cada cuia pode ser tomado pelo menos 20 mates, o resultado disso é que
cada mate custou menos de 5 centavos. Assim, mesmo com os últimos aumentos ainda é muito barato.

Mas voltanto ao ponto inicial, o resultado foi que em menos de 10 anos ocorreu uma redução de 30% das áreas plantadas com Erva Mate, sem contar que os produtores que não arrancaram não cuidavam
das Ervas e a produtividade média passou a ser menor a cada ano. Neste período ocorreu uma grande valorização do preço da soja, e isso fez com que muitos produtores optassem por essa cultura e por outras mais rentáveis.
-No último ano, com essa valorização, os produtores voltaram a acreditar na atividade e retornaram a plantar, no entanto, é importante destacar de que uma planta de Erva Mate leva oito anos para ter uma produtividade plena. Assim, vamos ter ainda um período de escassez de matéria prima, o que fará com que os preços continuem subindo.
-Outro fator importante é que o mundo vem despertando para a Erva Mate. Por ser um produto saudável, a Erva Mate está sendo base de muitos sub-produtos e isso tem aumentado muito a demanda.
-Além destas questões é importante destacar que a cada ano que passa as indústrias tem sito oneradas mais ainda nas questões tributárias, trabalhistas etc:

É importante destacar que a Erva Mate deve ter seu preço justo que possa remunerar a cadeia produtiva, pois do contrário em poucos anos não teríamos mais Erva Mate suficiente para nosso Hábito saudável. Mas também entendemos e estamos preocupados que tenha que ter um preço acessível a população.
Fonte:Blog de Três Palmeiras/Entrevista exclusiva com SINDIMATE.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário